Site Loader
(11) 4380-8010
(11) 98766-0297
Rua Arapoca, 154 - Vila Formosa, São Paulo - SP, 03362-000
Chegamos ao mês de novembro e este é símbolo da luta contra o câncer de próstata. Embora o tema ainda seja um tabu para uma grande parcela dos homens é necessário se atentar ao fato de que a doença existe e precisa ser discutida em qualquer período do ano.

 

O “Novembro Azul” como é popularmente conhecido, é uma mobilização mundial para a conscientização e incentivo à realização do exame de prevenção à doença.

 

Para os que desconhecem, o câncer de próstata é um tumor que afeta diretamente a próstata, glândula localizada na parte inferior da bexiga.

 

Se você tem dúvidas de como identificar a doença, esta pode dividir seus sintomas em duas fases:

 

  • Inicial: dificuldade em urinar, ausência ou excesso de urina, sangramento ao urinar, demora ao iniciar ou finalizar a urina.
  • Avançada: dores nos ossos, falência renal, infecção generalizada.
Ainda sobre os sintomas é necessário se atentar, pois os de fase inicial podem ser confundidos também com indícios de doenças benignas, o que é comum ocorrer com homens acima de 50 anos e o avanço da idade.

 

Dados do Ministério da Saúde

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, foram identificados 68.220 novos casos em 2018, sendo o câncer de próstata a doença que mais ocasionou óbitos de homens, após o câncer de pele. Estima-se ainda 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

 

Exame preventivo

Embora o exame preventivo ainda seja um tabu para uma grande parcela do público masculino, isso devido a fatores como: machismo, medo, entre outros, é importante reforçar a necessidade de realizá-lo, principalmente caso tenha sintomas da doença, pois o câncer identificado em estágio inicial pode auxiliar no tratamento. Atualmente existem dois tipos de exames para a identificação do câncer de próstata:

 

  • Exame de toque retal;
  • Exame de sangue para analisar a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico).

 

Evitando o câncer de próstata

Algumas atitudes diárias podem auxiliar na prevenção do câncer de próstata, dentre elas:

 

  • Adotar uma boa alimentação;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Manter uma pesagem corporal adequada.

 

Sobre o Grupo São Francisco

 

Com mais de 25 anos de história, o Grupo São Francisco é composto por uma ampla rede de hospitais, dentre eles: Hospital Sagrada Família e Hospital São Francisco.

 

Amparados por tecnologias de última geração e profissionais experientes e qualificados, seus centros médicos contam com serviços de: pronto-atendimento, ambulatório de ortopedia, vascular e pediatria, laboratório de análises clínicas e radiodiagnóstico, entre outros.

 

Além de modernidade e infraestrutura, que asseguram aos hospitais a possibilidade de atender pacientes de baixa e alta complexidade, seus centros médicos são referência em atendimento humanizado, garantindo assim segurança, conforto e rapidez no auxílio de pessoas.

 

Confira abaixo as informações de contato dos hospitais do Grupo São Francisco:

 

Hospital Sagrada Família:

 

 

Hospital São Francisco:

 

 

Conteúdo: Equipe de Comunicação. Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *