No Brasil foram notificados, entre os anos de 1999 e 2020, 689.933 casos confirmados de hepatites virais
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e causam alterações leves, moderadas ou graves neste órgão. Na maioria das vezes, essa doença é silenciosa e não apresenta sintomas, porém, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e causam alterações leves, moderadas ou graves neste órgão. Na maioria das vezes, essa doença é silenciosa e não apresenta sintomas, porém, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
A vacina de prevenção às hepatites A e B é indicada para crianças a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos que não foram vacinados contra as duas hepatites, segundo a SBIM. Veja o esquema de vacinação:
- – Para crianças a partir de 1 ano e menores de 16 anos: administrar duas doses com intervalo de 6 meses;
- – Adolescentes a partir dos 16 anos, adultos e idosos: três doses, sendo a segunda dose aplicada após um mês da primeira, e a terceira dose após seis meses da primeira.
Dentre as formas de transmissão, selecionamos três:
- – Contágio fecal-oral: falta de higiene pessoal, condições precárias de saneamento básico e má higienização dos alimentos;
- – Transmissão sanguínea: ao compartilhar seringas, agulhas, alicates de unha ou lâminas de barbear;
- – De mãe para filho durante a gravidez.
O Julho Amarelo visa conscientizar a população sobre os riscos e sintomas da doença, além de trazer um alerta sobre a importância de um diagnóstico precoce por meio de exames e consultas de rotina.
O Grupo São Francisco possui hospitais em algumas regiões de São Paulo, com atendimentos rápidos e humanizados, além de profissionais qualificados. O Grupo atende consultas particulares e também convênios.
Sobre o Grupo São Francisco
Com mais de 28 anos de história, o Grupo São Francisco é composto pelo Hospital São Francisco – unidades Cotia, São Roque e Osasco –, Hospital Sagrada Família – unidades São Paulo (Vila Formosa) e Mauá – e pela operadora Sagrada Família Saúde.
Amparados por tecnologias de última geração e profissionais experientes e qualificados, seus centros médicos contam com serviços de: pronto-atendimento, ambulatório de ortopedia, vascular e pediatria, laboratório de análises clínicas e radiodiagnóstico, entre outros.
Além de modernidade e infraestrutura, que asseguram aos hospitais a possibilidade de atender pacientes de baixa e alta complexidade, seus centros médicos são referência em atendimento humanizado, garantindo assim segurança, conforto e rapidez no auxílio de pessoas.
Confira abaixo as informações de contato dos hospitais do Grupo São Francisco:
Hospital São Francisco (Unidade Cotia)
Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 701 – Parque Bahia, Cotia – SP
Telefone: (11) 4615-6677.
Facebook: facebook.com/hospitalematernidadesaofrancisco/
Instagram: instagram.com/hospital.sao.francisco/
Hospital São Francisco (Unidade São Roque)
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 911 – Centro, São Roque – SP
Telefone: (11) 4784-9700.
Hospital São Francisco (Unidade Osasco)
Endereço: Rua Presidente Castelo Branco, 75 – Centro – Osasco – SP
Hospital Sagrada Família (Unidade Vila Formosa)
Endereço: R. Arapoca, 128 – Vila Formosa, São Paulo – SP
Telefone: (11) 4380-8010.
Facebook: facebook.com/hospsagradaf/
Instagram: instagram.com/hospsagradaf/
Hospital Sagrada Família (Unidade Mauá)
Endereço: R. Vicente Aletto, 31 – Jardim Anchieta, Mauá – SP
Telefone: (11) 4512-5080